quarta-feira - 9 de setembro de 2020

A importância da cessão de créditos para o administrador de uma empresa

Por sempre estar envolvido com planejamento, gerenciamento e organização de uma empresa, o administrador precisa saber lidar muito bem com a multidisciplinaridade. Muitas vezes, para dar conta de um desafio que surge no meio do caminho ─ como a crise causada pelo coronavírus ─, o profissional precisa se afastar um pouco e observar de fora tudo o que acontece naquele espaço. Assim, ele consegue driblar e encarar novos desafios, que servirão como alavanca de crescimento mais para frente.

Dentre as palavras de ordem na rotina de um bom administrador, estão: minimizar, otimizar e maximizar. Ou seja, ele precisa fazer com que os custos da empresa fiquem baixos e, mesmo assim, otimizar a produtividade dos seus colaboradores, a fim de maximizar os lucros. Tomando isso como meta, a instituição que está sob o seu gerenciamento tem muito mais chances de enfrentar acontecimentos inesperados, evitando, até, uma possível falência.

O papel do administrador diante da crise atual

A pandemia do coronavírus já se alastra no país há seis meses. Com ela, muitas empresas foram impactadas negativamente, devido à crise financeira que se intensificou.

Diante dessa circunstância, muitas foram à falência ─ ou chegaram perto disso ─ por não estarem preparadas para um gerenciamento de risco. Dentre essas empresas, encontram-se, por exemplo gigantes como Latam (companhia aérea); Cirque du Soleil (espetáculo circense); J. Crew (varejo) e Hertz (locadora de carro).

Além de não obterem os lucros esperados, muitas corporações também sofrem com a inadimplência de seus clientes. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) fez um levantamento de dados acerca do percentual de endividamento dos brasileiros e constatou um aumento durante a pandemia: de 66,2% em março para 67,4% em julho.

Perante esse cenário, a cessão de créditos entra como uma grande aliada para os estabelecimentos que buscam recuperar os valores que já são considerados perdidos. No entanto, para que todo o processo seja feito adequadamente, é preciso que o administrador da empresa esteja ciente de todas as etapas da operação.

Por que uma empresa deve recorrer à cessão de créditos?

Opção bastante viável àqueles que buscam a antecipação de uma receita, a cessão de créditos visa minimizar os prejuízos causados por clientes inadimplentes, uma vez que as dívidas de uma empresa são cedidas para outra.

Com esse procedimento, além da corporação adquirir um fôlego financeiro a mais, o cliente tem a oportunidade de renegociar a sua dívida com a nova detentora dos direitos legais. No fim, todos saem ganhando.

E se você gostaria de negociar a carteira de créditos vencidos da sua empresa e não sabe por onde começar, leia este artigo e entenda como você pode anunciá-la aqui no Portal Cessão de Créditos. Ao fazer isso, criamos um meio de fazer com que você entre em contato com quem tem interesse em investir em seus produtos.

Em caso de qualquer dúvida, entre em contato com um de nossos consultores.