quarta-feira - 8 de abril de 2020

Três filmes sobre o mercado financeiro para assistir em tempos de quarentena

Que tal aproveitar o período da quarentena para aprender através dos mais diversos meios? Você sabia que assistir a filmes e séries podem ser um ótimo estimulante para o seu aprendizado?

Segundo a professora doutora do Departamento de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Heloisa Lins, filmes e séries estimulam dois sentidos (visão e audição) do corpo humano. Ou seja, quanto mais sentidos acionados no processo do conhecimento, melhor será o resultado.

Sendo assim, o Portal Cessão de Créditos separou três dicas de filmes para você aproveitar os dias de confinamento para absorver mais conhecimentos sobre o mercado de finanças. Separa a pipoca e vamos lá!

1 – Margin Call: O Dia Antes do Fim

Ano: 2011

Diretor: J. C. Chandor

Elenco: Kevin Spacey, Paul Bettany, Jeremy Irons, Zachary Quinto

Este filme conta a história de um banco de investimento que precisa vender ativos podres em tempo recorde para escapar da crise de 2008. É um dos filmes sobre o mercado financeiro mais interessantes para se entender a crise mundial daquele ano. Ele se passa inteiramente durante apenas um dia. A narrativa conta desde a demissão da pessoa responsável pelos riscos, um analista que se dá conta que o banco no qual trabalha deve quebrar no próximo dia.

2 – Como Ser Warren Buffett

Ano: 2017

Diretor: Peter Kunhardt e Brian Oakes

Quem já leu um pouco sobre o mercado financeiro certamente ouviu falar em Warren Buffett. Constantemente citado na lista da Forbes das pessoas com maior capital do mundo, ocupou o primeiro lugar em 2008. Esse documentário conta a vida do investidor bilionário desde a infância vendendo jornais ao seu enorme sucesso com o mercado de ações.

3 – A Grande Aposta

Ano: 2015

Diretor: Adam McKay

Elenco: Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling

Outro filme que fala sobre a crise financeira de 2008, mas de uma outra perspectiva. Em 2008, o guru de Wall Street Michael Burry percebe que uma série de empréstimos feitos para o mercado imobiliário está em risco de inadimplência. Ele decide então apostar contra o mercado investindo mais de um bilhão de dólares dos seus investidores. Suas ações atraem a atenção do corretor Jared Vennet que percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Juntos, esses homens fazem uma fortuna tirando proveito do colapso econômico americano. A produção, que tem uma pontinha do economista Richard Thaler, vencedor do Nobel de Economia, ganhou o Oscar de Roteiro Adaptado na edição de 2016 do prêmio.

Está com sede de conhecimento? Então leia também o nosso glossário de termos sobre o mercado de cessão de créditos!