quarta-feira - 6 de dezembro de 2023

Inflação: quais são as perspectivas para 2024?

A inflação é um dos temas mais importantes da economia brasileira. Por isso, acompanhar suas flutuações e projeções é essencial para qualquer negócio.

Em 2023, tivemos algumas projeções otimistas sobre a inflação que, agora, deram lugar a números menos promissores. Isso mostra como a inflação pode flutuar através dos meses e refletir a volatilidade do mercado.

E com o fim do ano chegando, entender um pouco mais sobre as perspectivas da inflação para 2024 é fundamental. Acompanhe no conteúdo a seguir alguns cenários que surgem como possibilidades para o próximo ano.

Inflação para 2024

De forma bem sucinta, a inflação refere-se ao aumento no preço do que consumimos (produtos e serviços) e aponta a diminuição ou aumento do poder de compra. Ou seja, todos os consumidores e empresas são afetados pelos impactos da inflação.

Para 2024, projeta-se um bom cenário, e a expectativa é de uma redução da inflação referente ao ano de 2023. Esse e outros dados podem ser acompanhados no relatório de mercado do Banco Central, divulgado semanalmente no relatório Focus.

No último relatório Focus – divulgado em 04/12, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2023 ficou em 4,54%, com uma projeção de 3,92% para 2024.

Vale lembrar que esses dados ainda podem ser alterados nas projeções futuras.

O que afeta a inflação?

O cenário externo ainda tem incertezas, principalmente diante de guerras, o que pode afetar a inflação do país. Apesar desse ambiente indefinido, a inflação mundial também encontra-se em desaceleração.

Há ainda incertezas fiscais em relação ao novo arcabouço fiscal e suas metas estipuladas. Por serem sempre levadas em consideração, apresentam-se como possíveis variáveis para a projeção da inflação, dentre outras análises econômicas.

Portanto, e de modo geral, deve-se considerar que a inflação pode ser afetada por fatores como:

  • Oferta e demanda de produtos e serviços;
  • Alto índice de emissão de papel-moeda;
  • Maiores custos de produção;
  • Indexação de preços ou inércia; 
  • Variação cambial do Dólar em relação ao Real

Cada uma das causas citadas pode ser responsável pela flutuação da inflação, gerando, assim, fortes impactos no cenário econômico de um país.

Como a inflação deve afetar o mercado financeiro em 2024?

O mercado olha com muita atenção para as projeções da inflação. Isso porque as variações da inflação balizam as decisões do Banco Central referente ao nível da taxa Selic.  Neste sentido, vale ressaltar que a taxa Selic afeta diretamente os consumidores e as empresas que necessitam de financiamentos para aquisição de bens e/ou maquinários.

Via de regra, quanto mais alta a inflação, maior a taxa Selic. E isso reduz a movimentação econômica do país.


O Portal Cessão de Créditos atua no mercado da cessão de créditos desde o início de 2020 e por aqui compartilha artigos referentes não só a esse mercado, mas também à economia brasileira.

Acesse www.portalcessaodecreditos.com.br!

Leia também: