quarta-feira - 10 de maio de 2023

Taxa Selic e NPL’s: qual a relação entre os dois?

Quem acompanha as notícias sobre finanças, tem uma noção sobre o que é a tão mencionada Taxa Selic. Em linhas curtas, ela é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ou seja, ela influencia as taxas de juros de todo o país e é a principal ferramenta utilizada para controlar a inflação pelo Banco Central.

Num primeiro momento, é possível que não se relacione a Taxa Selic com ativos alternativos – como os NPL’s (Non Performing Loans) –, porém, ao analisá-la sob a visão do custo de oportunidade, é nítida a maneira como uma coisa influencia na outra.

Neste artigo, iremos aprofundar um pouco mais sobre essa relação. Confira!

Antes de tudo: o que é custo de oportunidade?

Custo de oportunidade é um termo utilizado para calcular o custo-benefício das diversas opções de investimentos que existem no mercado. Dentre as variáveis para esse cálculo estão a rentabilidade e a volatilidade do ativo.

Uma vez calculado o custo de oportunidade, é possível escolher qual investimento será feito. Além disso, ele também é fundamental na hora de optar pelo investimento alternativo ao invés dos tradicionais, os quais são atrelados à renda fixa.

E o que são ativos alternativos?

Quando se pensa em investimentos, normalmente a primeira alternativa que vem à mente é a bolsa de valores. E não é para menos, já que ela é a porta de entrada para muitas pessoas que pensam em investir.

Contudo, existem muitas outras possibilidades de investimento, com diferentes riscos e rentabilidade. Recorridos para diversificar a carteira, os ativos alternativos podem ser precatórios, consórcios, startups, imóveis e os ativos estressados – também conhecidos como NPL’s.

Por falar em NPL’s, o Brasil fechou 2022 em R$ 75 bilhões nessa categoria, um recorde até então. E parece que 2023 não vai ficar para trás, pois, só nos dois primeiros meses do ano, esses ativos já movimentaram em torno de R$ 15 bilhões.

De fato, é algo para se ficar de olho.

A relação entre NPL’s e Taxa Selic

Como pudemos ver, os investimentos em ativos estressados são muito interessantes para quem busca uma rentabilidade atrativa. Isso acontece porque eles são vendidos com um grande deságio, para que, posteriormente, os adquirentes (denominados como cessionários), atuem na cobrança destes créditos com o objetivo de recuperar o máximo possível.

Como a Taxa Selic influencia a rentabilidade dos títulos de renda fixa, acompanhar a sua volatilidade faz com que investidores optem por ativos alternativos que possuam um custo de oportunidade mais vantajoso, apesar do risco.

Atualmente, existem diferentes formas de adquirir NPL’s. Uma delas é através do Portal Cessão de Créditos, uma plataforma que reúne diversas oportunidades onde detentores de créditos compartilham informações sobre os seus ativos para potenciais investidores.

Acesse www.portalcessaodecreditos.com.br e confira as carteiras disponíveis.


Leia também: