quarta-feira - 20 de março de 2024

Tecnologia e práticas digitais: uma boa estratégia para os negócios

Os avanços tecnológicos estão em uma velocidade absurda evoluindo para melhorar a forma como atuamos no mercado de crédito e cobrança. Esse impacto atinge também o mercado de cessão de créditos e torna toda a gestão do processo de venda de carteiras mais assertiva e otimizada.

Recentemente, comentamos sobre as vantagens e desafios da Compra de Carteiras Antigas, onde apontamos pontos específicos que devem ser considerados no processo de aquisição e negociação dessas carteiras.

Sendo assim, neste artigo, vamos apresentar algumas práticas e ferramentas digitais que melhoram o desempenho e a performance das suas cobranças. Confira!

Otimização da cobrança com tecnologia

É certo afirmar que a eficiência do setor de cobrança é um dos pilares fundamentais do processo de compra de carteiras de créditos.

Veja então algumas dicas sobre como utilizar a tecnologia neste setor:

  • Automação: existem diversas atividades que podem e devem ser automatizadas, como a gestão de dados e informações, o envio de notificações, emissão de boletos, entre outros. A ideia é diminuir o fluxo das tarefas mais repetitivas, dando celeridade ao processo.
  • Uniformização: outro elemento beneficiado pelo uso de softwares digitais é a condução da padronização de processos, criando um workflow harmônico e abrangente. Afinal, um negócio precisa que todos os colaboradores atuem visando os mesmos objetivos e metas. A uniformidade dos processos facilita o acesso às informações pertinentes ao setor.
  • Minimização de erros: o uso da tecnologia ainda reduz riscos e falhas comuns em atividades manuais e repetitivas. Às vezes, um detalhe pode indispor o cliente e tornar a negociação da cobrança ainda mais delicada. Portanto, a tecnologia é um elemento-chave para resguardar seu negócio contra erros e aumentar sua eficiência.

Localização e gestão de cobrança através de ferramentas

No último post sobre os desafios das compras de carteiras antigas falamos sobre a dificuldade em localizar os devedores. Pensando nisso, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado que ajudam nesse aspecto. Com o Big Data, por exemplo, é mais fácil ter acesso a uma ampla variedade de dados com maior rapidez.

Além disso, também é possível encontrar programas que auxiliam em outros serviços como: verificação em tempo real da situação de uma empresa na Receita Federal e de seus sócios; a coleta de informações importantes para rentabilização na cobrança, como a renda presumida, renda per-capita, identificação se o devedor é beneficiário do auxílio Brasil, entre outras.

Note como utilizar ferramentas digitais simplifica a gestão das cobranças. E quando falamos sobre carteiras de créditos vencidos, torna-se ainda mais importante a boa gestão do departamento de cobranças, pois ele necessita de boas proposições de medidas e ações que visem conseguir a negociação com os inadimplentes de forma vantajosa para o cessionário.

Plataforma para facilitar o processo da cessão de créditos

O Portal Cessão de Créditos se mantém atento às inovações tecnológicas para trazer soluções cada vez melhores. Inclusive o Portal tem em seu DNA a tecnologia aplicada aos processos, garantindo segurança, agilidade e transparência.

Dentre outros serviços, contamos com a área de Processos Competitivos onde todo o processo de negociação de uma carteira de créditos é feito em um ambiente sistêmico automatizado entregando ao Cedente e o Cessionário mais velocidade e credibilidade.

Acesse www.portalcessaodecreditos.com.br, conheça todos os serviços e tire suas dúvidas.