quarta-feira - 27 de março de 2024

A economia brasileira no primeiro trimestre de 2024

Estamos caminhando para o fim do primeiro trimestre de 2024 e o saldo tem tudo para ser positivo no âmbito econômico!

Apesar da expectativa de crescimento global ser de 2,4% negativos, a América Latina está caminhando para o lado contrário, visto que a projeção de crescimento é de +2,3% em 2024 e +2,5% em 2025.

Com relação ao Brasil, de acordo com um relatório recente do BTG Pactual, divulgado no dia 28 de fevereiro e noticiado na CNN Brasil, ele está em destaque entre seus pares internacionais. No documento, o banco classifica o país como um lugar “geopoliticamente distante dos principais conflitos e que mantém a neutralidade em um mundo cada vez mais polarizado”.

Sendo assim, o otimismo com relação ao nosso ano é considerável e, diante disso, trazemos a seguir um panorama mais completo para você, leitor.

Acompanhe a leitura!

Como está o Brasil atualmente?

Um dos indicadores mais importantes para a economia de um país é o valor de seu PIB. E, no início de fevereiro, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o resultado do primeiro trimestre desse índice pode surpreender o mercado.

Na mesma ocasião, Neto também afirmou que o mercado de trabalho resiliente, o aumento de renda da população brasileira e o reajuste do salário mínimo – que passou a ser de R$ 1.412 – têm pressionado a inflação. E por falar em inflação, o Boletim Focus do dia 22 de março divulgou que o IPCA teve redução de 3,79% para 3,75% em 2024.

Outro índice que importa bastante à nossa economia é a Selic e, na ata divulgada do Copom (26 de março), referente à reunião do realizado nos dis 19 e 20 de março, é reforçado que o movimento desinflacionário está acontecendo. Dessa vez, o corte de 0,5 ponto percentual se repetiu, o que deixou a taxa básica de juros em 10,75%.

Ponto positivo pra gente!

Principais destaques do nosso país

Retomando o relatório do BTG, citado no início deste artigo, podemos evidenciar alguns pontos de destaques realizados pelo banco. São eles:

  • Agenda de sustentabilidade: a matriz energética do Brasil é uma das mais limpas do mundo. Além disso, o país impulsiona ativamente a adoção de energias renováveis, sejam elas eólica e solar (30% do total de energia) ou biocombustíveis (21%).
  • Agronegócio: além do setor representar em torno de 25% do PIB, o Brasil é o maior exportador líquido de alimentos do mundo. Só em 2022, as exportações chegaram a US$ 123 , três vezes mais do que a Argentina, segundo colocado da lista.
  • Petróleo: o Brasil é o 7º maior exportador de petróleo do mundo. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), ele deve registrar o segundo maior crescimento na produção entre 2022 e 2029, tornando-se o 5º maior produtor até 2030.

Como ainda estamos no início do ano, é válido manter a atenção voltada a esses itens – e é o que faremos daqui pra frente, a fim de trazer a informação completa para você!

O Portal Cessão de Créditos é uma plataforma que facilita a compra e venda de carteiras de créditos vencidos, que é uma excelente forma para levantar recursos financeiros para você cedente, e também uma ótima oportunidade para os investidores.

A cada semana, em nosso blog, publicamos matérias referentes aos setores econômico e de crédito em geral. Afinal, nosso compromisso é entregar um serviço de qualidade aos nossos clientes – e isso inclui a divulgação responsável das informações do mercado.

Para conhecer mais sobre o nosso trabalho, acesse: www.portalcessaodecreditos.com.br

Leia também: