quinta-feira - 11 de janeiro de 2024

Cessão de créditos: quem pode comprar créditos vencidos?

Embora o assunto de venda e compra de créditos vencidos esteja cada vez mais esclarecido para quem atua no mercado financeiro, há alguns pontos que devem ser tratados com mais detalhe. Pois sim, ainda há quem não compreenda como funciona este mercado!

No artigo anterior, abordamos o tema de maneira a tirar dúvidas sobre quem pode vender créditos vencidos. E, para completar o conteúdo, trazemos o outro lado da atividade, afinal, quem pode adquirir carteiras de créditos?

Assim, para entender ainda mais sobre o processo de cessão de créditos, vamos esclarecer quem pode comprá-los e mostrar o porquê dessa ação ser considerada um investimento.

Quem pode comprar carteiras de créditos vencidos?

Usualmente, os veículos utilizados para aquisição de carteiras de créditos são as chamadas Securitizadoras ou os FIDCS (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios). É possível a aquisição de créditos através de outros veículos, mas é importante que se avalie qual a melhor estrutura considerando principalmente os custos envolvidos na operação, em especial a tributação.

Aquisições através de Securitizadoras podem envolver mais impostos, comparando com um FIDC. Contudo, um FIDC tem custos adicionais com Gestor, Administrador e Custodiante, que não existem em uma Securitizadora.

Recentemente, a compra de créditos se tornou uma modalidade de investimentos que pode ser utilizada para maximizar o negócio de empresas especialistas na recuperação destes créditos ou até mesmo como uma forma de diversificação para a carteira de investimentos.

Com a aquisição de uma carteira de créditos, o investidor — chamado de cessionário — passa a ter os direitos de executar a cobrança destes créditos.

Por que comprar uma carteira de créditos vencidos?

Ao adquirir uma carteira de créditos, o cessionário paga um valor substancialmente menor do que o valor das dívidas. Ou seja, o deságio neste tipo de negociação é bem agressivo.

Porém, isso nem sempre significa que ele terá um lucro enorme. É preciso ter um conhecimento amplo para precificar uma carteira de créditos não performados.

Uma due diligence assertiva, aliada a uma estrutura bem montada para recuperação destes ativos podem trazer resultados bem interessantes para os que investem neste mercado.

Isto posto, compreende-se que essa é uma operação que oferece vantagens a todos os envolvidos:

  • Para o cessionário: adquirir ativos com elevado deságio e possibilidade de retorno do investimento superior a outras operações de mercado é interessante. Claro que existem riscos envolvidos, que devem ser minimizados com uma avaliação cuidadosa da oportunidade;
  • Para o cedente: com o valor recebido na venda da carteira de créditos, o prejuízo deixado pela inadimplência é recuperado parcialmente, e a injeção deste recurso no fluxo de empresa poderá ser utilizado de acordo com a estratégia da companhia. Por exemplo: reaplicar o valor no seu core business ou investir no mercado financeiro;
  • Para o cedido: são ofertadas novas oportunidades de acordos para liquidação de seus débitos, geralmente mais viáveis e tangíveis. O reflexo disso é poder voltar para o mercado de consumo; pois com a quitação são excluídas as restrições em órgãos como o Serasa e/ou SPC/Boa Vista.

 


 

O Portal Cessão de Créditos atua no mercado da cessão de créditos desde o início de 2020 e seu processo de compra e venda conecta e auxilia compradores e vendedores, e é feito de forma digital e muito prática.

Acesse www.portalcessaodecreditos.com.br e confira!

Leia também: